contato@ibkmaceio.com.br (82) 3327-0727

Novidades Tua Presença! 20 Nov '2019

Tua Presença!

Você vive na presença de Deus? A vontade do Senhor é que todos nós vivamos em sua presença. O Senhor faz questão de estar no meio do seu povo, por isso mesmo Ele ordenou a Moisés que construísse um santuário, um tabernáculo, uma espécie de tenda móvel, com um objetivo bem específico, conforme Ex 25.8. O Senhor disse: “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.” O propósito real de um santuário é a comunhão com Deus. Ou seja, mesmo o povo caminhando pelo deserto, o Senhor mandou construir esse lugar para, de modo especial, manifestar sua glória, tornar conhecida a sua presença no meio do povo, principalmente para que, durante os 40 anos no deserto, não se perdesse a comunhão com Ele. Porque o desejo do Senhor para com todos os seres humanos é proporcionar uma relação de intimidade e comunhão. 

Mas qual é o cuidado que precisamos ter? Aprendemos uma coisa muito importante com Moisés. Em Ex 34.29-35 temos o relato de quando Moisés desceu do monte Sinai. Ele havia estado na presença de Deus. E nos diz o texto que, quando Moisés desceu do monte, nem sabia, mas a pele do seu rosto resplandecia, brilhava, porque Moisés tinha estado na presença de Deus, porque o Senhor havia falado com Moisés, porque existia comunhão e intimidade entre o Senhor e Moisés. Se verdadeiramente vivemos na presença de Deus, naturalmente as pessoas irão saber disso, porque a nossa vida demonstrará algo diferente, típico de quem anda sempre com Deus. 

Moisés, sem dúvida, gostou muito disso, seu rosto resplandecia, todos se impressionaram. Mas nos diz o texto que ele passou a usar um véu sobre o seu rosto, para falar com o povo. Paulo, comentando essa atitude de Moisés em 2 Co 3.13, disse: “E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia”. Ou seja, ele colocou um véu para que o povo não percebesse que o brilho no seu rosto, que foi causado por causa da presença de Deus, estava desaparecendo. 

Não podemos nos acostumar a não ver mais o brilho que a presença de Deus traz à nossa vida. Quando esse brilho acaba, como em Moisés, muita gente usa um véu, para aparentar o que não é mais, para esconder, camuflar a real situação. Irmãos todo véu, toda capa, toda aparência, mais cedo ou mais tarde cai, por isso o nosso desejo deve ser viver constantemente na presença de Deus. 

Veja o que acontece com uma pessoa quando o Senhor se afasta. O Rei Saul. 1 Sm 10.10 diz que o Espírito do Senhor se apoderou dele. Assim, profetizou com os profetas, foi vitorioso contra os amonitas, confirmado como rei e ganhou o respeito do povo. Tudo isso porque o Senhor era com ele. Mas depois o Espírito se afasta de Saul, por haver Saul rejeitado a Palavra do Senhor (1 Sm 15.23). 

Como nos mostra 1 Sm 16.14, depois que o Espírito do Senhor se retira de Saul, tudo vai de mal a pior. Foi rejeitado como rei, vivia perturbado e só se acalmava quando Davi tocava a harpa. Sentiu inveja de Davi e queria matá-lo e, por fim, procurou uma feiticeira. O homem ficou totalmente perdido, porque o Senhor se afastou dele. 

O Rei Davi morria de medo de uma coisa, que eu e você também devemos temer. Leia atentamente comigo: Sl 51.11: “Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito”. Por ter visto o que aconteceu com Saul, Davi temia que o Senhor dele se afastasse, pois presenciou e vivenciou as consequências na vida de Saul, quando o Senhor dele se afastou. Todos nós precisamos estar conscientes de que viver na presença do Senhor é o que necessitamos. 

Que a presença Dele NUNCA, em nome de Jesus, nunca se afaste de nós. Que jamais venhamos a nos acostumar, porque se isso acontecer, poderemos manipular, como tentou fazer Moisés. Ou poderemos menosprezar a presença de Deus ,como fez Israel. 

A grande verdade é que não dá para se afastar do Senhor. Quando realmente vivemos na presença de Deus, não somos enganados ou confundidos quanto a direção que precisamos tomar em nossa vida, em nossa família. Muita gente deseja que Deus seja contigo, mas seguindo na direção errada. Não tem como. Na contramão da vontade de Deus, você e sua família irão caminhar sozinhos. Entenda esta verdade, em nome de Jesus: para que Deus seja comigo e com você, é preciso obedecer e seguir na direção que Ele tem pra nós. Em qual direção segue a sua vida? Na mão daquilo que Deus tem pra você ou na contramão?

Receba novidades da nossa igreja diretamente no seu email