contato@ibkmaceio.com.br (82) 3327-0727

Novidades Ouvir, discernir e obedecer! 18 Jun '2019

Ouvir, discernir e obedecer!

Da capacidade, disposição e presteza de ouvir e obedecer a voz de Deus depende a nossa vida. Do simples detalhe de ouvir e obedecer, teremos em nossa existência alegria ou tristeza, a realização ou a frustração, a paz ou o sofrimento.

Foi Jesus quem ensinou que precisamos ter ouvidos adequados para ouvir, de fato, o que Ele tem a nos dizer e nos orientar. É preciso ter ouvido sensível, aberto e limpo para ouvir.

Jesus afirma em Mt 13.13,14: "Por essa razão eu lhes falo por parábolas: porque vendo, eles não veem e, ouvindo, não ouvem nem entendem. Neles se cumpre a profecia de Isaías: Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

Temos ouvidos para ouvir a voz de Deus? Temos discernido bem essa voz? Temos vivido pelo que ela nos orienta? É Jesus quem nos fala: “Quem tem ouvidos para ouvir que ouça”! É preciso ter ouvidos que realmente querem ouvir.

Jesus se refere a pessoas que, vendo não veem e, mesmo ouvindo, não ouvem, nem entendem. Muitas são as vozes que surgem só para nos tirar do caminho, do centro da vontade de Deus. Creia, é uma questão de vida ou morte poder discernir o que vem e o que não vem de Deus. Esse discernimento é crucial para nossa vida!

Se qualquer um de nós vivermos sem ouvir a voz, sem ter a orientação e a direção do Senhor, ficamos desorientados, nos perdemos no caminho. Quando você ouvir a voz do Senhor, obedeça, em nome de Jesus!

Vejamos o que nos diz Is 50.4,5: “O Soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado. O Soberano, o Senhor, abriu os meus ouvidos, e eu não tenho sido rebelde; eu não me afastei”.

O Senhor quer fazer isso conosco. Aprendamos, em nome de Jesus! Porque, como nos ensina a Palavra, é manhã após manhã. Todo santo dia o Senhor tem algo para nos falar. Precisamos começar o dia ouvindo o Senhor.

É preciso recuperar a sensibilidade para ouvir a voz do Senhor e entender a orientação que Ele nos dá. O Senhor vai realizar o milagre de fazer com que você ouça a Sua voz, se nunca ouviu, e que volte a ouvir a Sua voz, se perdeu tal capacidade.

Precisamos aprender a discernir a voz, a direção e a vontade de Deus para conosco. Pois, para todos nós, posso afirmar que existem dois banquetes e, diante de um deles, nos servimos na vida. Sabedoria ou insensatez? De qual banquete temos nos deliciado? Peça a Deus discernimento.

Vamos parar agora e olhar para nós. Pensemos sobre as nossas ações, as nossas palavras e as intenções do nosso coração. Temos procedido com discernimento? Do que temos nos alimentado nessa vida? Qual tem sido o nosso procedimento? Você é considerado uma pessoa sábia? Ou há insensatez no seu agir, na sua forma de viver? Seja sábio e peça a Deus discernimento.

A sabedoria quer alimentar a todos, seu convite é universal. Mas quem é o insensato nessa vida? Quem é aquele(a) que se alimenta do banquete da insensatez? Vejamos o que nos diz a Palavra. Pv 10.8: "Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína".

Insensato é aquele que se perde facilmente por aquilo que fala. Fala demais, fala na hora errada, da maneira errada, diante das pessoas erradas. Fala o que não deve. Pelo falar, portanto, podemos identificar um insensato. Pv 21.20 diz: "Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode".

O insensato é o típico esbanjador, aquele descontrolado que, com habilidade impressionante, detona com tudo o que chega a suas mãos. Ele não sabe gerir o que Deus lhe dá, não sabe guardar e muito menos fazer multiplicar.

Permita-me repetir isso pra você: Da capacidade, disposição e presteza de ouvir e obedecer a voz de Deus depende a nossa vida. Do simples detalhe de ouvir e obedecer, teremos em nossa existência alegria ou tristeza, a realização ou a frustração, a paz ou o sofrimento.

Receba novidades da nossa igreja diretamente no seu email