contato@ibkmaceio.com.br (82) 3327-0727

Novidades Ei, falta muito pouco! Mas preste atenção! 20 Nov '2019

Ei, falta muito pouco! Mas preste atenção!

A trajetória de Abraão com Deus teve inicio em Gênesis 12, quando o Senhor lhe chamou. Desde o início dessa caminha, a fé de Abraão fora testada por Deus. Em Gn 12, a Palavra de Deus para Abraão foi: “Sai do meio da tua terra, da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei...”, ou seja, Abraão teve que deixar seus parentes e também a estabilidade que tinha. Ele estava muito bem instalado onde morava com seus familiares, e teve que crer na revelação progressiva do Senhor para a sua vida, pois saiu sem saber aonde iria. O Senhor foi revelando a sua vontade a Abraão aos poucos. 

E Deus, em Gn 12, também prometeu um filho a Abraão. Quando chegamos em Gn 15.2,3, já havia se passado alguns anos e o filho de Abraão não nascera. Por isso, disse Abraão ao Senhor: “...que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer, de Damasco? Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”

Precisamos entender que da promessa feita por Deus a Abraão, de que lhe nasceria um filho, até o seu cumprimento, em Gn 21, passaram-se 25 anos. E nesses 25 anos, a espera de Abraão não foi passiva, muito menos tranquila, mas antes marcada por muitos desafios. O tempo foi um deles, pois Abraão recebeu a promessa de Deus aos 75 anos, já com idade avançada e só a viu cumprida aos 100 anos. 

Alguém disse o seguinte sobre o tempo: “Quando em minha infância eu ria e chorava, o tempo se arrastava. Quando em minha juventude eu sonhava e falava, o tempo caminhava. Quando um homem crescido vim a ser, o tempo passou a correr. E, mais tarde, ao mais velho ficar, vi o tempo voar. Logo, nesta jornada em que estou, verei que o tempo passou”. E ele passa muito rápido mesmo.

De forma muito resumida, é mais ou menos o que aconteceu na vida de Abrão. Tendo isso em mente, vejamos Gn 17.1, que diz: "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu Sou o Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito".

Para entendermos esse texto em seus ricos detalhes, precisamos nos perguntar: quando foi mesmo que Deus apareceu a Abrão, segundo o texto lido de Gn 17? Quando completou 99 anos de idade. Logo, a revelação de Deus a Abrão é pontual, importantíssima, fundamental. Ele e Sarai aguardavam a promessa há 24 anos, faltava apenas 1 ano para que tudo se cumprisse. Ele e Sarai já haviam se precipitado, desobedecendo ao Senhor quando tiveram Ismael, aos 86 anos. E faltava muito pouco para verem a promessa cumprida.

A revelação de Deus para Abrão em Gn 17 é a seguinte: Abrão, falta pouco, meu filho, muito pouco. Mas preste muita atenção em algumas coisas que vou te falar.

Essa foi a quarta revelação de Deus a Abrão. A primeira foi em Gn 12.7; a segunda em Gn 13.14-17; a terceira em Gn 15; e a quarta em Gn 17. E continuou a se revelar a seu servo.

Pense ai: quanto tempo você tem esperado? Qual foi a promessa que Deus te fez? Como tem sido a sua espera? Tenha calma! O Senhor faz tudo no tempo certo, pois tem o controle de todas as coisas.

Olha como o Senhor se revela a Abrão: Eu Sou o Deus Todo Poderoso! El Shaddai! Essa é a primeira vez que aparece esse nome de Deus nas escrituras. "El" é o nome de Deus que se refere a poder. E Shaddai? Tem o sentido de ser forte, tem a ver também com montanha, que se eleva da planície e constitui-se um símbolo de força.

Enfim, a tradução é a seguinte: Deus Todo-Poderoso e absoluto, que pode fazer qualquer coisa e suprir qualquer necessidade. Você conhece esse Deus? Ele se revelou a Abrão e quer se revelar a você hoje!

Antes de se revelar assim a Abrão, o Senhor havia ficado em silêncio por 13 anos. Da última revelação, em Gn 15, para essa, como o El Shaddai, passaram-se 13 anos.

O Senhor está alertando o seu amigo, lembrando a ele o seguinte: Sarai vai ter um filho, a promessa vai se cumprir, vou mostrar minha fidelidade em tua vida e você saberá e provará que Eu Sou o Deus Todo-Poderoso e absoluto, que pode fazer qualquer coisa e suprir qualquer necessidade.

Agora, intimidade, revelação e vida com Deus tem que gerar, tem que fazer surgir em nossa vida responsabilidade, compromisso com o Senhor e com a Sua Palavra. Ele estava dizendo ao seu amigo Abrão: nunca se esqueça disso, ande sempre em minha presença, viva consciente de que meus olhos estão fitos em você. 

O Senhor diz: ande na minha presença e sê perfeito! Como assim?

A palavra perfeito não significa impecável, pois impecável é alguém que não peca e não existe esse ser humano. O termo que o Senhor usou denota: seja honesto, sem culpa, sincero, inteiramente dedicado ao Senhor, íntegro diante dos homens, imparcial.

Faltando um ano para se cumprir a promessa, o que faz o Senhor? De Abrão, que significa pai exaltado, o Senhor disse: serás chamado Abraão, pai de muitos! E Abrão, depois dessa experiência, teve que informar a todos do seu povo a mudança do seu nome para Abraão, pai de muitos. 

Imagina o que seus servos devem ter pensado: "Como pode, aos 99 anos, agora mudar de nome? Pai de muitos, quando ele e sua esposa são velhos demais para ter filhos".

O que Deus fez a Abraão? Toda vez que olhava para os céus, lembrava da promessa do Senhor (Gn 15). E quando assim o chamavam, ele também lembrava o que Deus lhe disse: você será pai de uma numerosa multidão.         

Olhava para as estrelas e lembrava da promessa. Quando o chamavam, ele também lembrava da promessa. Muitos podiam até desdenhar dele, mas ele creu nas promessas de Deus.

Ei, falta pouco pra promessa se cumprir! Mas preste atenção em tudo o que Deus está lhe falando!


Receba novidades da nossa igreja diretamente no seu email